sexta-feira, 23 de abril de 2010






O QUE É ADOLESCENCIA?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida, que começa aos 10 e vai até os 19 anos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos, onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. Adolescência, uma etapa maravilhosa da vida, que muitos insistem em chamar de “aborrescência”. O começo de um despertar para um mundo novo, onde posso ser ator/atriz principal de minha vida, e por conseqüência adquirir a capacidade de poder mudar meu país. Ainda bem que eu encontrei meu espaço, ou melhor, lutei por ele, espaço esse em que posso participar. Geralmente nunca nos deixam participar e com isso aquela vontade natural de mudar o mundo é esquecida, ou melhor, dá lugar a um conformismo ou será inconformismo? E aí aquela ânsia de transformar muitas vezes é trocada pela única forma que encontramos de deixar a nossa marca (depredando orelhões, pichando, etc...) no mundo. Não podemos decidir sobre nossa vida, mas a vida acaba decidindo pela gente: Quando será a primeira vez? Já rolô! Usar camisinha? Não sei! Ih, não tenho agora! Conversar ou não com os pais? Ah eles não me entendem e nem vão me escutar mesmo. Participando a gente pode mudar isso, acredito em mim e em todos os adolescentes que tem essa vontade de mudar e criar um mundo melhor, com a nossa cara..


sexta-feira, 16 de abril de 2010

A anorexia nervosa traz uma enorme quantidade de sofrimento e prejuízos a vida da pessoa acometida. A principal conseqüência da anorexia é a morte, que chega a 5% a cada década que a pessoa passa com a doença sem o devido tratamento.

Complicações clínicas da anorexia:

  • Psíquicas: Depressão, isolamento social e perda de oportunidades de convívio e profissionais.
  • Metabólicas: Hipoglicemia (queda do açúcar no sangue), distúrbios hidroeletrolíticos (desidratação), aumento de colesterol.
  • Cardiovasculares: Pressão baixa, tonturas e problemas cardíacos.
  • Neurológicas: Neurite.
  • Hematológicas: Anemia e leucopenia (diminuição das células de defesa).
  • Renais: Insuficiência renal aguda e crônica.
  • Endócrinas: Irregularidade menstrual, até interrupção completa do ciclo menstrual.
  • Musculares: Atrofia muscular, perda de massa óssea, fraqueza.
  • Gastroenterológicas: Cáries, constipação e obstrução intestinal.