Consiste as seguintes substâncias: ácidos súlfurico, H2SO4; ácido nítrico, HNO3; ácido clorídrico, HCL; ácido sulfídrico, H2S.
Todos esses ácidos possuem, em sua estrutura química, o elemento hidrogênio combinado com um ametal (CL, S) ou com um radical negativo (SO4, NO3).
Podemos, assim, definir essa função da seguinte maneira: Função ácido é o grupo de compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo o cátion hidrogênio como íon positivo.
Os ácidos apresentam as propriedades relacionados abaixo: · Têm sabor azedo. O limão, por exemplo, é azedo porque contém ácidos do cítrico. · Conduzem bem a eletricidade quando a solução. Por exemplo, para realizar a eletrólise (ou quebra de molécula por corrente elétrica) da água, fazemos passar uma corrente elétrica por uma porção de água acidulada, pois a água pura não é boa condutora de eletricidade. · Alteram a cor dos indicadores. (Indicadores são substancias que têm a propriedade de mudar de cor; essa mudança de cor indica o caráter ácidos ou básico da solução). Por exemplo, a fenolftaleína vermelha se torna incolor quando a ela é acrescentado um ácido; o papel de tornassol azul fica vermelho quando mergulhado em ácido. · Reagem com os hidróxido (bases), produzindo sal e água. O ácido clorídrico, por exemplo, reage com o hidróxido de sódio (soda cáustica), formando cloreto de sódio e água. Veja:
HCL + NaOH - NaCL + H2O ácido base sal água
Os ácidos podem ser classificados em dois grupos: hidrácidos e oxiácidos.
Hidrácidos. Observe a formula dos seguintes ácidos: ácido iodídrico, HI; ácido sulfídrico, H2S; ácido clorídrico, HCL. Observe que esses ácidos não possuem átomos de oxigênio. Os hidrácidos são, portanto, os ácidos que NÃO possuem átomos de oxigênio. Oxiácidos. Considere agora os seguintes ácidos: ácido carbônico, H2CO3; ácido sulfuroso, H2so3; ácido sulfúrico, H2SO; ácido nitroso, HNO2; ácido nítrico, HNO3. Como você pode percebe, esses ácidos apresentam átomos de oxigênio. Os oxiácidos são, portanto, ácidos que possuem átomos de oxigênio.
Exemplos:
· H2CO3 = ácido carbônico + ico = ácido carbônico nome do elemento central · HNO3 = ácido nitrogênio + ico = ácido nítrico nome do elemento central · H3BO3 = ácido boro + ico = ácido bórico nome do elemento central
Certos elementos químicos dão origem a mais de um ácido. O nitrogênio, por exemplo, dá origem dos ácidos HNO3 e HNO2. Nesse casos, para distinguir um ácido do outro se usa a terminação: · oso para o ácido que tem menos oxigênio; · ico para o ácido que tem mais oxigênio. Assim: · H2SO3 = ácido súfur + oso = ácido sulfuroso nome latino do elemento central · H2SO4 = ácido súlfur + ico = ácido súlfurico nome latino do elemento central · HCLO2 = ácido cloro + oso = ácido súlfurico nome do elemento central · HCLO3 = ácido cloro + ico = ácido clóridico nome do elemento central Dependendo da quantidade de íons H+ liberados, os ácidos são classificados em fortes (exemplo: HNO3; HCL; H2SO4) e fracos (exemplo: H2S; H2CO3).
FUNÇÃO DE BASES:
Vamos considerar agora as seguintes substâncias: hidróxido de sódio ou soda cáustica, NaOH; hidróxido de cálcio ou de pintura, Ca(OH)2; hidróxido de potássio, KOH.
Como você pode notar, estas substancias têm em sua estrutura química o radical OH. Elas são denominadas bases ou hidróxidos.
Assim, podemos definir
a função base da seguinte forma:
Função base é o grupo de compostos que em solução aquosa se dissociam em íons, sendo o íon negativo o radical OH (hidroxila ou hidróxido). As bases apresentam as propriedades relacionadas a seguir:
· Têm sabor adstringentes. · conduzem bem a eletricidade, quando em solução. · Torna vermelha a fenolftaleína incolor. · Torna azul o papel de tornassol vermelho. · Reagem com os ácidos, produzindo sal e água. Exemplo: o ácido sulfídrico e a soda cáustica reagem formando sulfeto de sódio e água.
Assim: H2S + 2NaOH - Na2S + 2H2O ÁCIDO BASE SAL ÁGUA
exemplo:
Fe(oh)2 = hidróxido ferroso Fe(oh)3 = hidróxido férrico Podemos também escrever o nome das bases sem a terminação oso ou ico, colocando a valência do elemento em algarismo romano. Veja: Fe(oh)2 = hidróxido de ferro II Fe(oh)3 = hidróxido férrico III
FUNÇÃO DO SAL:
Considere as substâncias: cloreto de sódio, NaCL; iodeto de cálcio, CaI2; sulfato de potássio, K2SO4; nitrato de sódio, NaNO3. Todas as substâncias constituídas por
um cátion diferente de H+ combinado ionicamente com um ânion diferente de OH- são denominados sais.
Podemos então definir a fu
nção sal da seguinte forma: Função sal é o grupo de substâncias iônicas que possuem um cátion diferente de h+ e um ânion diferente de OHOs sais apresentam as propriedades relacionadas abaixo:
· Têm sabor salgado. O cloreto de sódio, por exemplo, é uma substância que apresenta essa propriedade. · Conduzem bem a eletricidade, quando em solução. · São obtidas pelas reação de ácido com bases. Essa reação é denominada de reação de neutralização ou de salificação. Exemplo: o ácido clorídrico reage com o hidróxido de alumínio, produzindo cloreto de alumínio e água.exemplo:
NaMO2 = nitrato de sódio ânion cátion CaS = sulfeto de cálcio ânion cátion Podemos também nomear os sais a partir dos ácidos que lhes deram origem.
No caso dos sais oxigenados, o nome deriva dos oxiácidos que lhes deram origem, fazendo as seguintes substituições:
· O sal NaNO2 se orientado ácido HNO2. Assim: HNO2 = ácido nitroso NaNO2 = nitrito de sódio · O sal KCLO se origina do ácido HCLO. Assim: HCLO = Ácido hipocloroso KCLO = hipoclorito de potássio Quantos aos sais não-oxigenados, o nome deriva do nome dos hidrácidos que lhes deram origem.
FUNÇÃO DO ÓXIDO:
Os óxidos são composto iônicos ou moleculares sujas moléculas são formadas por átomo de dois elementos químicos, sendo um deles o oxigênio. Exemplos: óxido de zinco (ZnO) e óxido de nitrogênio (N2O5). Note que, no primeiro exemplo, o átomo que combina com oxigênio é de um metal (zinco); no segundo exemplo, é de um não - metal (nitrogênio). Óxidos: composto binário em que um dos elementos é o oxigênio.
Reações com Óxidos
Os óxidos são obtidos através de combustões espontaneas ou não. Ex: 2Mg + O2 à2MgO 2Fe + 3/2-- O2 àFe2O3 C2H5OH + 3 O2 à2CO2 + 3H2O 2FeO + ½ O2 àFe2O3 Quando um elemento de nox variável reage com oxigênio em quantidade suficiente, forma-se o óxido onde o elemento tem maior nox. Quando um óxido inferior(com o menor nox do elemento) reage com oxigênio, forma-se um óxido superior (com o maior nox do elemento). O óxido superior já não reage mais com oxigênio. Óxido básico + Ácido à Sal + H2O : Pega-se o cátion do óxido mantendo seu nox , desconsiderando a quantidade, e junta-se com o ânion do ácido (parte do ácido que não o H). Faz-se a neutralização. Óxido ácido + Base à sal + H2O : Pega-se o cátion da base (parte que não a hidroxila) com seu nox, desconsiderando a quantidade, e junta-se com o ânion do ácido obtido do óxido ácido. Faz-se a neutralização.
LINDO E ESCLARECEDOR SEU BLOG MAS COM ESSE PLANO DE FUNDO E AS LETRAS BRANCAS EM MUITOS LUGARES NÃO SE TEM UMA BOA VISIBILIDADE DAS LETRAS!
ResponderExcluir